Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já havia arte, muito bela e, particularmente, diferente da que temos hoje, a arte indígena antiga é pouco valorizada em nosso país, assim como toda a cultura desses.
Infelizmente, a cada dia que passa a cultura indigena é menos valoridad |
O assunto é complexo e, muitas obras indígenas passaram a instigar a sensibilidade e/ou a curiosidade do “homem branco” no século XVI, época em que os europeus aportaram nas terras habitadas pelos ameríndios, período em que objetos confeccionados por esses povos eram colecionados por reis e nobres como artefatos “raros” de culturas “exóticas” e “longínquas”.
O primeiro contato dos índios com um povo diferente foi em 1500 com a expedição de Pedro Alvares Cabral ao País. Nesse período a população indígena contabilizava de 1 milhão à 10 milhões de indivíduos, número que desde então sofre uma drástica redução, chegando hoje a ser de aproximadamente quinhentos mil em todo o país.
Essa queda na população indígena gerou algo ainda pior: a progressiva e acelerada destruição de culturas tão maravilhosas como suas obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário